Total de visualizações de página

DISTRITO DO MISSI



O Distrito do Missi foi criado pela Lei estadual nº 1158, 14.12.1938 com o nome Pão de Açúcar, depois foi que passou a ser denominado Missi pelo Decreto nº 448, de 20.12.1930; é o maior em número de habitantes, tem aproximadamente 6.000 pessoas (censo 2010). Fica localizado a 25 km da Sede de Irauçuba e se limita ao norte- Cajazeiras/Miraíma; Sul-BR-222/Irauçuba leste-Barreiras/Irauçuba, Oeste-Poço da Onça/Miraíma.
É conhecido por suas lindas paisagens rochosas que chamam a atenção de todos, com grutas, piscinas naturais, trilhas e pedras que são propícias à prática do rapel, parapente e outros.
O Padroeiro do Distrito é São José, o Prédio da Igreja católica foi construído em 1.888, neste ano de 2011 completou 123 anos. Apesar da religião predominante ser a católica possui outras igrejas, das quais destacamos a Assembléia de Deus Templo Central, a Igreja Canaã dentre outras denominações.
Existem três escolas, duas municipais e uma Estadual; a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Américo de Azevedo foi construída em 1950 e funciona até a 4ª série (5º ano). A Escola Municipal de Ensino Fundamental Josefa Clotilde Tabosa Braga, foi inaugurada em 1988 e funciona até o 9º ano, tem ainda um anexo da Escola de Ensino Médio de Irauçuba, que atende os alunos do Ensino Médio, e que por enquanto funciona na Escola Antonio Américo de Azevedo, enquanto a sede está sendo concluída; neste ano será inaugurada a sede da Escola do Ensino Médio, que está sendo feita com recursos do Governo Estadual e é a maior do Distrito.
Dentre as edificações mais antigas podemos destacar ainda a Casa Paroquial que foi construída em 1918, pertenceu às Irmãs Chaves, que eram fazendeiras ricas da região, elas doaram a casa pra Igreja; a casa fica localizada em frente a Igreja Católica, é lá onde acontecem os catecismos e ensaios dos jovens da igreja.
Tem também o Cemitério São José, que segundo os mais antigos, tem mais de cem anos e que a terra foi doada pelo Sr. José de Farias (em memória).
Tem um Ginásio Poliesportivo que funciona em todos os turnos com atividades esportivas para crianças, jovens e adultos. O Distrito possui um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, que funciona desde o ano de 2006 e atende a população mais carente do distrito com projetos e programas federais, dentre eles: PETI, Projovem Adolescente, Projeto Estação Família, grupo de Idosos, dentre outros; a Sede do CRAS está sendo construída com recursos federais e será inaugurada ainda neste ano.
A área do Distrito do Missi abrange várias localidades como o Bueno, Cajazeiras, São José, Poço da Onça, Sítio Lolaia e outros, que preservam tradições culturais como o reisado, malhação do Judas e os grupos de quadrilhas.
Na economia destacamos a agricultura, a pecuária, a apicultura e o artesanato.
O Distrito do Missi possui várias associações comunitárias são elas: Associação Comunitária dos Moradores do Distrito do Missi, Associação Comunitária dos Moradores do poço da Onça, Associação Comunitária dos Moradores e Apicultores do Sítio Bueno, Associação Comunitária dos Moradores, Produtores Rurais e Artesãos do Missi, Associação Comunitária Semente Nova do Missi, Associação dos Pequenos Agricultores do Distrito do Missi, Associação dos Moradores e Produtores Rurais do Sítio Lolaia,  Associação dos Assentados e Assentadas do Assentamento Cajazeiras II, Associação dos pequenos agricultores de machão e adjacências, Associação Comunitária dos moradores do Sítio Fundões e a Associação Comunitária dos Moradores da Fazenda São José.