Total de visualizações de página

DISTRITO DO COITÉ


O Distrito do Coité é o mais novo de todos, foi criado no ano de 2007 através de um Projeto de Lei apresentado pelo Vereador Zé Mota. Abriga aproximadamente 435 famílias contando com a sede e as localidades pertencentes ao distrito. Sua localização fica próxima à BR-222, entre Irauçuba e Forquilha e fica a 8 km da sede do município.
A Igreja de São José, que é o Padroeiro do distrito, foi construída em 1946 e na época a estrada de terra batida passava em frente à igreja, com a construção da Br-222 a estrada ficou atrás da igreja, quando as pessoas viajam pela BR vêem os fundos da construção, pois a frente ficou contrária a estrada.
O distrito tem a Escola de Ensino Fundamental Júlio Pinheiro Bastos, que foi inaugurada em 1º de fevereiro de 1981 e que funciona até o 9 º ano, nela tem uma quadra, que é um dos pontos mais freqüentados pelos jovens do Distrito, que praticam atividades esportivas, com destaque para o futsal. Tem a Casa Verde, onde funciona a Agência Comunitária do Corrreio e os Programas federais PETI e Projovem. Tem um Centro de Saúde da Família que foi inaugurado em 2009, possui também o Comercial Clube de Coité, onde são realizadas as festas tradicionais do distrito.
O Cemitério São Miguel, fica localizado na Vila Mimosa, próxima à sede existe desde 1977 e é preservado pelos moradores locais, que zelam voluntariamente.
Dentre os grupos organizados podemos destacar: a Associação Comunitária Antonio Negreiros Bastos (Fazenda Fumo), a Associação de Desenvolvimento Comunitário da Cacimba Salgada (Fazenda Cacimba Salgada), Associação dos Moradores da Fazenda Coité (Sede), Associação Comunitária Francisco Teixeira Filho (Localidade do Tabuleiro do Júlio).
A economia do distrito tem como destaque a agricultura, a pecuária, a pesca e possui fazendas, que comercializam leite para todo o Estado, que tem como marca “Leite Irauçuba”.