Total de visualizações de página

CONHEÇA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE IRAUÇUBA


O Município de Irauçuba pertence à região administrativa 06, estando localizado no Sertão Centro Norte do Estado do Ceará. Possui uma área de 1.451 km², com uma altitude da sede de 152,5 m. A população atual de Irauçuba é de aproximadamente 23.000 habitantes. Seus limites estão distribuídos da seguinte forma: ao Norte com o Município de Miraíma, ao Sul com o Município de Canindé, ao Leste com Tejuçuoca e Itapajé, e à Oeste com o Município de Sobral.
            Irauçuba se distancia de Fortaleza 149 km e o acesso ao município se dá pela BR-222. Com relação à vegetação, predomina a caatinga, devido o clima ser semi-árido na maior parte do ano. Apresentam-se índices pluviométricos com média normal de 540 mm, e o anormal de 246 mm, temperatura máxima de 32°C, e média mínima de 21°C.   
            A história de Irauçuba teve início com a compra da Fazenda Cacimba do Meio de propriedade de Agostinho de Sousa Leal e Ludovico Pinto de Mesquita no ano de 1812 pelo Sr. Luís da Mota e Melo e seu irmão Herculano Rodrigues Mota. Eles vieram juntamente com seus familiares de Pernambuco, chegaram aqui com muitas dificuldades, toda essa faixa de terra era desabitada e coberta de mata brava cortada pelo Riacho Lanchinha, com sua nascente nas terras que atualmente é a Fazenda Saco Verde, e o local mais preciso do Riacho é onde hoje temos o Açude Paulo Bastos, construído na gestão do Prefeito de Itapajé, na época o Senhor Raimundo Vieira Filho, em 1951. Ao chegarem aqui, Luis da Mota e Melo e sua comitiva fizeram seu rancho debaixo de um pé de juazeiro (o juazeiro ficava onde hoje é a atual Igreja Matriz e a Casa Paroquial). O local que deu origem à cidade de Irauçuba foi este juazeiro. Sendo que a primeira casa era pertencente a Luis da Mota e Melo, onde hoje esta rua tem a honra de possuir seu nome, a única casa feita de tijolos na época; depois, seus irmãos juntamente com ele, construíram várias casas de taipa, à margem da estrada real, uma carroçal que ligava Fortaleza a Sobral, hoje BR-222. Estas casas foram feitas para moradores que vinham de longe habitarem, a casa de Luis da Mota e Melo, foi um rancho de repouso para todos os viajantes que aqui passavam.
A família deu assim o nome de “Cacimba do Meio” prevaleceu ate o dia 24 de junho de 1910. Dr. Vala, um médico viajante que sempre se hospedava na casa de Luis da Mota e Melo, resolveu dá o nome de “Irauçuba”, palavra indígena que significa “Mel de Abelha”, também traduzida em amizade. Este Senhor achava a casa muito parecida com uma colméia, pois a mesma, era cheia de filhos, netos, noras, genros e viajantes que lá se hospedavam, por isso a idéia de colocar este nome.   
Dentre as famílias que foram fundadoras de Irauçuba: Mota, Vasconcelos, Braga, Salustiano, Domingues, Araújo, Azevedo, Barbosa, Melo, Gomes, Rodrigues, Cavalcante e a Bastos.
            Em 20 de Maio de 1957, foi aprovada a Lei Nº 3.598, que criou o Município de Irauçuba, desmembrando-o do Município de Itapajé, com sede na Vila Irauçuba que passa à categoria de Cidade. Nesta mesma Lei foram criados os Distritos de Missi e juá. Após algum tempo foi acrescido o Distrito de Boa Vista do Caxitoré e o Distrito do Coité.
            Em 1957, Irauçuba conseguiu se emancipar politicamente e teve como primeiro Prefeito o Sr. Walmar de Andrade Braga, o qual assumiu o governo municipal no dia 25 de Março de 1959, assistido pela augusta Câmara de Vereadores que teve como primeiro Presidente o Sr. Raimundo Nonato Barbosa Pinheiro. A criação da bandeira do município foi originada através de um concurso feito na própria sede, pelo decreto da lei de Nº 151 de 31 de Maio de 1975. O autor da mesma foi Isaque Araújo Vasconcelos. Além da Bandeira temos também o Hino do Município, com letra e música de Raimundo Nonato Cipriano, escolhido também, através de um concurso realizado pela Prefeitura Municipal, na sede do MOBRAL, anexo da Prefeitura na Gestão do Prefeito Patriolino Rodrigues Barbosa, em 1976.
            Os Prefeitos que fizeram parte da História de Irauçuba foram:  Walmar de Andrade Braga, Jorge Domingues Araújo, Antonio Negreiros Bastos, Patriolino Rodrigues Barbosa, Antonio Gaudêncio Anário Braga, Francisco Carlito Araújo Antonio Evaldo Gomes Bastos e o atual prefeito Raimundo Nonato Souza Silva que completa na gestão 2009-2012 a 13ª Legislatura.
            Atualmente Irauçuba vive um momento diferente, inusitado, inovador, que é fruto de um trabalho que já estava sendo desenvolvido há alguns anos por um grupo pensante que sonhava com uma Irauçuba melhor do que a que se encontrava há poucos anos atrás. E o primeiro passo se deu quando um jovem de apenas 26 anos de idade vindo das comunidades, das lutas nas associações, do meio da massa simples, sem nenhum vínculo político, apenas com o apoio do povo irauçubense, consegue vencer as eleições para prefeito de nosso município de uma forma brilhante, derrubando uma oligarquia política desde os primórdios de sua fundação.

Fonte de pesquisa: Mapeamento das Expressões Culturais. Ano: 2006
Entrevistada: Leonete Vasconcelos Mota, Tia Cimá.
Adaptado pela Profª. Geraldina L. Braga